Beijograd, de Portugal para a Sérvia, com amor


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Beijograd (fusão de beijo com Beograd) é uma selecção de poemas de amor de poetas de Língua portuguesa de vários séculos, de Camões a Gonçalo M. Tavares, de Ferreira Gullar a Mia Couto, de Vinicius de Moraes a Viriato da Cruz, de Ana Paula Tavares a Miguel Martins. A escolha é de Oriana Alves, Maja Španjević e André Cunha e o resultado um audiolivro bilingue publicado pela editora sérvia Sluzbeni glasnik, com produção áudio da editora portuguesa Boca.

Na curta apresentação que aqui partilhamos podem ver-se e ouvir-se excertos de cinco dos 42 poemas gravados, alguns deles em duetos sérvio-portugueses: "Maísa", de Manuel Bandeira, dito por Fernando Alves e Goran Jankuloski; "O Amor", de Mário de Sá-Carneiro, dito por Mrđjan Ognjanović (à mesa com Maja Španjević e André Cunha); "Meu amor é marinheiro", de Manuel Alegre, dito por Aleksandra Nedeljković; "Um adeus português", de Alexandre O'Neill, dito por Vladimir Petković; "Cosmocópula", de Natália Correia, dito por Anja Ćalić. Aparecem ainda Mauro Mascioli (saxofone), Darko Golić (contrabaixo) e Tijana Krstič (flauta), alguns dos músicos que improvisaram os sons e melodias a partir dos quais Nuno Morão e Oriana Alves fizeram a sonoplastia.




A gravação e edição é de Nuno Morão e Oriana Alves, com Maja Španjević e André Cunha, e a masterização e mistura de Pedro Magalhães (no Golden Pony Studio). A edição foi lançada na Feira do Livro de Belgrado que terminou a 30 de Outubro (com mais de 100 mil visitantes numa semana) e que este ano teve como país convidado a língua portuguesa, mérito da equipa do Centro de Língua Portuguesa de Belgrado, onde trabalham André Cunha e Maja Španjević.

Foi o livro mais vendido no pavilhão de língua portuguesa (entre mais de 30 títulos disponíveis) e o terceiro no da Sluzbeni glasnik, uma das maiores editoras sérvias. Aqui deixamos também um registo do lançamento, com poema de Mário Cesariny.


0 Responses to “Beijograd, de Portugal para a Sérvia, com amor”

Leave a Reply

      Convert to boldConvert to italicConvert to link

 


About me

Previous posts

Archives

Bocas de Incêndio

Boqueirões


ATOM 0.3