Lançamentos: dia 26 de Maio, às 16h, na Casa Aquilino Ribeiro, e dia 2 de Junho, às 15h, no Museu Nacional de História Natural (ver cartazes).
Além da mestria da escrita e do saber enciclopédico, Aquilino Ribeiro destaca-se na literatura portuguesa como um verdadeiro naturalista amador. Desperto pela riqueza e variedade das vocalizações das aves e dotado de um ouvido musical que lhe permitiu verter foneticamente as frases escutadas neste processo de comunicação, o escritor revisita na sua obra a produção acústica da vida selvagem.
Guia das Aves de Aquilino Ribeiro é uma antologia de passagens da obra aquiliniana nas quais se descrevem aves selvagens, seus
habitats e relação com o homem, compilação realizada por
Ana Isabel Queiroz. Associados a "descritores" dos vários assuntos tratados, os excertos são ainda enquadrados por um texto introdutório que traça o percurso da descrição de aves desde os primeiros "bestiários" até à literatura científica de hoje, passando pela cultura clássica grega, pela tradição popular e pela literatura portuguesa. A edição é ilustrada por aguarelas do biólogo e artista plástico
Maico (Carlos Pimenta), e é acompanhada por um CD com leitura de
Fernando Alves, música original de
José Eduardo Rocha (JER) e gravações-de-campo de algumas das aves referidas (cedidas pelo projecto "Paisagens Acústicas Naturais de Portugal").
A apresentação da obra será feita na
Casa-Museu Aquilino Ribeiro, em Soutosa, no
dia 26 de Maio, às
16h, e será precedida de
passeio ornitológico na Serra de Leomil e
almoço "Aquiliniano", gentilezas da Fundação Aquilino Ribeiro para as quais se solicita inscrição até ao dia 24 de Maio através do email: boca@boca.pt.
No dia
2 de Junho, às
15h, será a vez de apresentação em Lisboa, no
Museu Nacional de História Natural, na sala da exposição "
PIU, um despertar para os sons da Natureza", que os participantes poderão depois visitar gratuitamente, solicita-se igualmente inscrição, até ao dia 31 de Maio, através do email: boca@boca.pt.
APOIOS:
CIBIO,
Museu de História Natural da Universidade do Porto,
Fundação Aquilino Ribeiro (e os Municípios de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva),
IELT/FCSH-UNL e projecto
Paisagens Acústicas Naturais de Portugal (ISPA/MNHN).
0 Responses to “Vem aí o Guia das Aves de Aquilino Ribeiro”
Leave a Reply