Novo audiolivro da BOCA já disponível em
mp3O TesouroMestre no romance, Eça de Queiroz condensa com elegância a sua escrita minudente para fabricar uma pequena história, aguçando o enredo, armando ao leitor emboscadas, deixando-o em poucas páginas suspenso ou abismado.
A voz inquietante de Fernando Alves e a atmosfera metálica criada por Amélia Muge e António J. Martins valorizam toda a tensão narrativa deste conto, em que três irmãos, “os fidalgos mais famintos e remendados de todo o Reino das Astúrias”, encontram, escondido num bosque, um tesouro que num só dia os leva a conhecer um destino assombroso.
O Tesouro foi primeiro publicado na Gazeta de Lisboa, em 1894, e depois reeditado, juntamente com outras narrativas breves de Eça de Queiroz, num volume dado à estampa em 1902 (Porto), sob o título
Contos.
Eça de Queiroz«Eça de Queiroz, minha senhora, é essencialmente, molecularmente - desde a medula dos ossos até os poros da pele -, o que se chama um artista.
(…) A sua natureza provém — por hereditariedades, por atavismos, por coesão magnética, por outras forças cósmicas por enquanto desconhecidas —, de várias naturezas diversas: anjo, mulher linda, mulher velha, sibarita, herói, libertino e santo.»
Ramalho Ortigão
Fernando AlvesA vocação impôs-se cedo. Aos 16 anos já Fernando Alves tinha encontrado a sua primeira oficina no Rádio Clube de Benguela.
A voz profunda, a dicção sensível, o entendimento poético do quotidiano noticioso aproximaram muitas vezes o jornalista da arte e os ouvintes da comoção, em programas que fizeram história e escola na rádio portuguesa. São exemplo “Búzio Ardente” na RDP, ou “Os Dias Andados”, “O Postigo na Noite”, “A Espuma dos Dias” e “Avenida de Ceuta N.º 1” na TSF – Rádio Jornal, estação que ajudou a fundar. Ali coordena o magazine de informação A Semana Passada e regista, desde há 12 anos, os “Sinais”, crónica diária antologiada pela Oficina do Livro em 2000. Em 1994 foi distinguido pela Casa da Imprensa com o Prémio Bordallo da Rádio.
Ficha técnica:Voz: Fernando Alves
Concepção de base sonora: Amélia Muge
Pesquisa sonora, execução e gravação: António J. Martins
Disponível no nosso site em www.boca.pt
O Tesouro de Eça de Queiroz
Preço 4,90 € (
download)
0 Responses to “Um conto que é um tesouro”
Leave a Reply